sábado, 19 de setembro de 2009

O clichê do clichê

Quantas vezes eu parei e pensei antes de falar o que eu queria? Na verdade não sei, não contei, mas lembro que as frases mais importantes da minha vida eu deixei de falar porque era clichê. É difícil parar e pensar nisso depois de tanto tempo, hoje eu sei que não faria tanta diferença na minha vida, mas talvez me livraria de alguns meses de angústia por ter me calado.

Filme - Apenas o Fim:

“Falar sobre amor é muito clichê!”

“Eu acho que falar que falar sobre amor é muito clichê é que é clichê!”

Afinal, ainda existe clichê hoje em dia? É engraçado porque nunca tive preconceito nenhum em falar eu te amo a meus amigos e familiares, é até bem comum e se esqueço de falar fica faltando alguma coisa, mas o que não entendo de verdade é que é muito difícil de falar isso quando o amor tem um outro significado, quando ficar ao lado da pessoa te causa falta de ar, o seu sono passa e seus olhos apenas seguem esse ponto, nem é tão bonito ou não gosta das coisas que você queria que gostasse, mas é essa pessoa, é com essa pessoa que as palavras correm de teu peito e saltam à sua boca mas você às interrompe, e porque? Você acha muito cedo? Mas amanhã, como foi o meu caso, já era muito tarde, as palavras não tinham mais valor, elas já soavam com um peso de magoa, não eram puras.

O momento passou, aquelas palavras ditas não alterariam o desfecho das semanas seguintes, mas me daria um momento a mais de glória. Uma luz nos olhos e um sorriso amarelo para quando eu de repente lembrasse disso andando por aí.

O clichê só é clichê quando não é verdadeiro, é aquilo que precisa ser dito naquele momento só para se parecer com a cena da novela das oito, é o artificial, esqueça, de um sorriso, um sorriso verdadeiro e será exatamente esse o sentimento que você vai passar, não invente sensações irreais, devaneios de um possível amor de histórias já contadas, invente a sua história! Aposto que será exclusiva e muito mais interessante do que aquela de mentira que você vê todos os dias.

Amor não vai acontecer num dia ensolarado com você perfeitamente arrumado, construído, ensaiado. Quando o amor acontece é quando você menos espera, depois daquele dia péssimo do trabalho em que você esqueceu de retocar a maquiagem ou de colocar a camisa nova, mas o momento improvisado será tão belo que o cenário ou você não farão a menor diferença.

Fotos: Se você sabe quem anda escrevendo essa frase pelas ruas de São Paulo, me apresente, porque esse cara é um gênio. A última (essa aí de cima) fui eu que tirei durante Virada Cultura deste ano.













Um comentário:

poeocasacomenina disse...
Este comentário foi removido pelo autor.