quarta-feira, 3 de março de 2010

Há Preciosas em mais lugares que se imagina

Por mais que eu tenha me preparado para assistir esse filme através da densidade do trailler, ele conseguiu me surpreender muito mais, com 6 indicações ao oscar "Preciosa - Uma história de Esperança"´vao muito além de uma adolescente gordinha rejeitada e isso já é demosntrado no próprio trailler, então como definir o filme?

Denso? Impactante? Assisti ao filme no sábado e até agora não consigui definir o que senti naquele cinema, ele conseguiu me trazer um mundo que até então eu conhecia apenas por manchetes em jornais ou noticiarios saguinolentos, abuso sexual, e principalmente, abumso sexual por alguém própria da família, como entender isso, não, o filme não te faz entender, mas joga o assunto de maneira tão aberta na tua cara que te faz pensar.

O que mais gostei, vai soar até um pouco cruel, mas foi o fato de ser um filme estrangeiro, uma história que se passa num país de primeiro mundo, sim isso não é um problema só nosso, vai muito mais além, é um problema humano, talvez de ética, enfim, amplo.

Desfenderia facilmente a exibição deste filme, mesmo contendo cenas fotíssimas em todas as escolas do país, o que mais me chocou, talvez, tenha sido o fato dele não ser tão divulgado, pais devem assistilos, jovens também, temos milhares de Preciosas andando pelas ruas precisando de ajuda e infelizmente não as enxergamos, professores não as veem em suas carteiras, amigos não as reconhecem. Como mudar isso? O filme conta, não está em nossas mãos apenas e sim nas delas, mas elas não sabem disso.

Poderia comentar da atuação de Gabourey Sidibe como protagonista, seu primeiro filme e já uma indicação à estatueta de ouro, do "preconceito" subliminar que ela passou há algumas semanas durante uma públicação famosa nos Estados Unidos que citou toda a nova leva de atrizes jovens do cinema: loiras, magras e belas, e que por ventura a esqueceu, mas isso não será necessário aqui.
Porém Mo'Nique, que interpreta sua mãe (foto ao lado) essa merece todos os comentários possíveis, sua atuação foi de arrepiar cada um dos espectadores, chocar, comover, se não consegui definir o filme como poderei definir a atuação da grande chave da história? Só assistindo mesmo e tentando vomitar o que já foi vomitado em você a cada cena, o que no contexto do filme chega a ser belo.

Nenhum comentário: